• Luciana Gomes

Vantagens de ter um produto digital

Atualizado: Mar 25



Eu fico imaginando você que está lendo isso agora. Você que tem um conhecimento, uma profissão como por exemplo uma nutricionista ou uma psicóloga. Você foi lá fez uma faculdade, imagino que o seu desejo era e é poder ajudar outras vidas. Hoje não sei se você faz isso, se ajuda pessoas nas suas necessidades através da sua profissão mas se fizer, quero te convidar para uma auto análise: quantas horas por dia você precisa trabalhar para se manter na média financeira que deseja? Quantas horas de trabalho são ou seriam necessárias para gerar a renda dos seus sonhos e conquistar ou manter o padrão de vida que você julga adequado? Se pararmos para analisar, não apenas você mas todo mundo tem um limite de tempo, afinal o dia para todos tem 24 horas, e temos que dividir essas horas não apenas na área profissional, como também tem que haver tempo para a família, o relacionamento, amigos, e claro, cuidar de você. Eu acredito muito que uma vida equilibrada é o segredo para uma existência feliz.


Vamos raciocinar juntos. Hoje nos seus atendimentos ou prestação de serviço o que você faz, você troca horas por dinheiro. Correto?


Se você não atende, você não ganha, e vice versa.


Porém ainda que você atenda pacientes com todos os seus horários lotados todos os dias, você terá um teto máximo de ganhos afinal, o seu tempo é limitado como falei lá em cima. E ainda que isso acontecesse ou seja, você trabalhasse com todos os seus horários lotados – manhã e tarde -, que tipo de vida você teria?


Suas outras áreas estariam equilibradas ou somente a financeira? E com a agenda cheia, que outras coisas importantes você teria que abrir mão?

E se eu te disser que você pode transformar o seu conhecimento, esse aí que você já tem, em um produto digital e que isso pode trazer uma série de benefícios para sua vida, incluindo mais ganhos com mais tempo, você acreditaria? Calma que vou te explicar bem direitinho.


Mas antes, quem sou eu para poder te falar sobre isso?

Eu sou Luciana Gomes, empresária na área de comunicação e estrategista de negócios digitais. Já atendi mais de 500 negócios no Brasil através da minha agência de comunicação, e hoje além da agência, me dedico a missão de ajudar profissionais liberais a transformar o seu conhecimento e experiências em múltiplas fontes de receita usando a internet. E por que escolhi profissionais liberais? Porque também sou profissional liberal, sei dos desafios que enfrentamos e especialmente, quero poder mostrar para cada profissional que hoje trabalha duro, se dedica, e vive tão somente das suas horas trabalhadas, que é possível alcançar uma vida melhor, escalar os seus ganhos vendendo o seu conhecimento e não trocando horas por dinheiro.


​Mas voltando ao assunto, você sabia que a primeira vantagem de transformar o seu conhecimento em um produto digital é a liberdade de tempo?


É sério. No início eu não acreditava, mas logo pude perceber não apenas comigo mas em centenas de estudos de caso que tenho, o quanto a qualidade de tempo é importante, e o quanto trabalhar com um produto de informação te proporciona esse tempo, tão valioso, para você passar com sua família, filhos, amigos, pais, ou até você mesma. Acho que esse é um dos maiores ativos desse modelo de negócio. Você pode trabalhar de casa ou de qualquer lugar do mundo, na hora que você quiser – manhã, tarde, noite, madrugada. Você acha isso importante? Eu sim.


Aliado a isso nós temos a escalabilidade. Minha amiga, imagina criar um produto de informação uma única vez, e espalhar para milhares de pessoas do Brasil ou até do mundo inteiro? Vender enquanto você dorme ou brinca com seu filho. Pensa em quantas pessoas gostariam de ter acesso ao seu conhecimento? A realidade de trocar horas por dinheiro passa a não existir mais. Não é incrível?


Outro ponto que considero fundamental é paixão e propósito. Se o seu propósito for ajudar mais e mais pessoas com o que você escolheu fazer, ou seja, com a sua paixão, gerar transformação a partir do conhecimento que você tem para compartilhar, imagina viver de cumprir essa missão todos os dias da sua vida? No mínimo você vai acordar mais empolgada do que nunca, todos os dias!


E as vantagens não param por aí: a estrutura nesse modelo de negócio é muito enxuta, é possível você começar sozinha e até no médio prazo faturar muito alto com pouquíssimos funcionários, o investimento inicial se comparado a negócios no mundo físico é quase zero e a margem de lucro (se bem organizado), muito alta, e para finalizar: depois de qualidade de tempo para mim o melhor: previsibilidade. Com um produto digital você não apenas consegue escalar os seus resultados, como também consegue prever, a partir das análises e estratégias certas a receita que você terá. Depois de toda base pronta e rodando, colocando o molho certo, quase tudo se resume a matemática. O céu é o limite.


É só isso Luciana?

É só isso sim, eu te garanto.


E então, se convenceu que transformar o seu conhecimento em um produto de informação na internet pode ser um bom negócio?


Tá Luciana me convenci sim, mas por onde eu começo? O primeiro ponto é definir o seu nicho de forma correta.


Você já sabe para quem você irá falar? Parece simples mas não é. E é aqui que muitos novos produtores erram sabia? Definir o nicho ou subnicho de atuação de forma correta pode ser a diferença entre quem fatura 5 mil ou quem fatura 500 mil.


Mas...você sabe o que é nicho? Eu falo muito disso com quem está começando porque é super importante mesmo! Muita gente confunde nicho com segmento de atuação. Pensem no segmento como algo mais amplo, exemplo: saúde/nutrição. Nutrição é um segmento de atuação, nicho seria nutrição funcional ou nutrição para gestantes por exemplo. Deu para entender?


Existem algumas técnicas bem específicas que podem te ajudar a definir o seu nicho de forma assertiva e ultrapassar a linha 1 dessa jornada da forma correta. Quer aprender sobre isso comigo?


O primeiro ponto é listar 10 coisas que você ama fazer; Aqui você pode ser bem específica. Exemplo: Sou nutricionista. Amo falar com mulheres sobre tipos de alimentos que melhoram a SOP (síndrome do ovário policístico), amo acompanhar pessoas em dietas lowcarb, amo falar sobre atividade física, amo atender mulheres grávidas, e assim por diante.


Dessas 10 liste 5 que você ama e faz melhor; atividades que você poderia fazer pelo resto da sua vida e que faz bem;


Dessas 05 vamos avaliar alguns pontos e entender qual delas pode se transformar em um produto digital lucrativo para você;


São 05 pontos basicamente que iremos avaliar para obter a resposta para essa equação.

Quer saber quais são esses pontos?

Assina nossa lista e vamos enviar para o seu e-mail o artigo completo.


Com muito amor e energia,


Luciana

Conteúdos que podem te interessar

Posts Are Coming Soon
Stay tuned...

"Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus." (2 Co 3:5)

© 2020 ENCOM ESCOLA DE NEGÓCIOS EM COMUNICAÇÃO E MARKETING. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.